Outubro, Dia 12, Dia da Criança. Crianças e a sua opção de ser feliz. Felicidade como escolha. Mês de todos nós. Quando Jesus preconizou: “Sede como as criancinhas”, com certeza queria afirmar a necessidade de sermos simples, sinceros, espontâneos e motivados.
Pesquisa conduzida por uma empresa de comportamento em quatro estados brasileiros (SP, RJ, PE e RS), ouviu quase 1.200 crianças e adolescentes. O desejo mais forte que todos manifestaram foi ser feliz, ajudar o planeta e ter uma ocupação que trouxesse satisfação. Bem diferente da geração adulta de hoje, cujo ideal maior era-é: ‘ganhar muito dinheiro’.
As crianças e adolescentes parecem já ter ‘captado’ que há valores muito fortes em jogo, valores que põem em risco inclusive a sobrevivência da espécie humana. “A nossa grande descoberta é que o jovem pensa no trabalho numa forma de expressar quem ele é e qual a relevância que ele pode ter para a sociedade”, explica o sociólogo responsável pela pesquisa.
REALIZAR FEITOS QUE TRAGAM SIGNIFICÂNCIA TEM A VER COM PLANTAR ÁRVORES, CUIDAR DO MEIO ONDE SE VIVE, ENGAJAR-SE EM PROJETOS SOCIAIS, INVENTAR COISAS, ABRIR O NEGÓCIO PRÓPRIO, TRABALHAR PELO SOCIAL E PELO COLETIVO E AINDA SER FELIZ.
No Brasil e no Mundo, cada vez mais, são as crianças e jovens que mostram aos pais a importância das pequenas ações diárias, como não desperdício e preservação.
Crianças aprendem brincando. Proporcionar situações lúdicas conferem engajamento. Cabe aos adultos conscientes disseminar cada vez mais e maiores práticas envolventes, para que a motivação continue em alta.
Motivação é uma palavra justaposta: Motivo + Ação. Uma vez identificado um BOM motivo, ir para a Ação é um pequeno passo. Para que a ação seja efetivamente boa, ação benfazeja, ação construtora, o Motivo, a razão de concretizá-la deve ser, também, muito bom. Alguns bons motivos:
– Matar a fome no mundo inteiro;
– Dar condições dignas para toda a população humana e outros animais;
– Acesso à educação com respeito e discernimento, como um bem, um precioso valor a ser adquirido;
– Respeitar a toda a energia palpitante e inerte que nos circunda, o que inclui todos os demais seres; e
– Preservar e restaurar tudo o que é necessário para que todas as espécies sobrevivam em condições dignas.
E quem é o responsável por ‘plantar’ todos esses bons motivos na pequena criança, ávida por conhecimentos e participação? Pelo adolescente, voraz descobridor e experimentador? Pode ser… Mas porque existem adultos, você e eu, que temos a obrigação de repassar hábitos e valores saudáveis. A sociedade precisa implementar sempre novos projetos nesse sentido.
Cia de Teatro Artesanal – Educação Ambiental de forma lúdico – Foto – Antonio Pinheiro
No Rio de Janeiro, escolas públicas e particulares já conferiram gratuitamente o espetáculo da Cia de Teatro Artesanal que mostra de forma cômica a importância da energia renovável como a eólica e a geotérmica. A linguagem utiliza desde bonecos, maquetes até dinâmicas e jogos na internet.
Compostagem realizada na própria escola – Pomerode/SC
Em Pomerode/SC, a Escola Municipal Dr. Amadeu da Luz, inaugurada em 1871, construiu um biodecompositor: os alunos e todos os envolvidos com a escola, nele lançam restos da merenda escolar, que fabrica o adubo que fertiliza a horta orgânica na escola.
Projeto Cheirinho de Mato em Aracaju/SE engaja os pequenos nas questões ambientais
Em Aracaju/SE, o Projeto Cheirinho de Mato, liderado pelo prof. José Bezerra Neto, do Colégio Arquidiocesano, semeia nos coraçõezinhos ideias de sustentabilidade na prática: economia de água e energia, doações de alimentos, de roupas, brinquedos, reciclagem e hortas orgânicas são ações que começam desde as séries iniciais.
Nos EUA, menino de 13 anos revoluciona método de captação de energia solar. Aidan Dwyer surpreendeu até os mais renomados cientistas, de todo o mundo. Estudante da sétima série do Ensino Fundamental, o menino construiu, sozinho, uma estrutura que capta 20% mais energia solar do que os atuais painéis fotovoltaicos.
Para chegar à nova descoberta, o menino apenas exercitou o hábito de observar a natureza e aprender com sua sabedoria. Assim, imitando uma árvore, o projeto de Aidan para captar energia solar apresenta uma estrutura com ‘galhos e folhas’ aparentemente irregulares, mas que cumprem muito bem sua função de coletar luz solar para realizar fotossíntese e, assim, produzir energia.
O garoto foi premiado pelo American Museum of Natural History, dos EUA, e nesta semana participou da Conferência World Future Energy, nos Emirados Árabes, ao lado de importantes nomes, como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Pequenos ou grandes feitos, tudo é importante! Faça! O Planeta agradece! E a espécie humana, também!
Criança brinca com prancha improvisada de isopor e é feliz – Foto Caroline Holder – G1
QUANTO é preciso para se alcançar a Felicidade? A Felicidade, em MUITAS situações, é uma Escolha, individual ou coletiva! Aceitar o que se tem e tentar fazer o melhor dentro disso, não exclui ambição, novos projetos e conquistas. Mas, parte de um estado mental e emocional diferente: a satisfação interna.
Viver bem o dia de hoje! A criança tem essa sabedoria dentro de si. A criança quer SEMPRE ser feliz e tudo faz para ser aceita, incluída, afagada! Quem prescinde disso?
Felicidade não está em ‘coisas’, embora muitos de nós tenhamos sido ensinados assim desde muito cedo.
Por: Marise Jalowitzki * em 15 de outubro de 2012
(*) Marise Jalowitzki é Escritora, Educadora, Ambientalista de coração, Coordenadora de Dinâmica de Grupos, Especialista em Desenvolvimento Humano, Pós-graduação em RH pela FGV-RJ, International Speaker pelo IFTDO-EUA. Compromisso Consciente é o seu blog.