Universdade do Sol Online

Solar: O dia da Criança e a Felicidade como Escolha

Outubro, Dia 12, Dia da Criança. Crianças e a sua opção de ser feliz. Felicidade como escolha. Mês de todos nós. Quando Jesus preconizou: “Sede como as criancinhas”, com certeza queria afirmar a necessidade de sermos simples, sinceros, espontâneos e motivados.
Pesquisa conduzida por uma empresa de comportamento em quatro estados brasileiros (SP, RJ, PE e RS), ouviu quase 1.200 crianças e adolescentes. O desejo mais forte que todos manifestaram foi ser feliz, ajudar o planeta e ter uma ocupação que trouxesse satisfação. Bem diferente da geração adulta de hoje, cujo ideal maior era-é: ‘ganhar muito dinheiro’.
As crianças e adolescentes parecem já ter ‘captado’ que há valores muito fortes em jogo, valores que põem em risco inclusive a sobrevivência da espécie humana. “A nossa grande descoberta é que o jovem pensa no trabalho numa forma de expressar quem ele é e qual a relevância que ele pode ter para a sociedade”, explica o sociólogo responsável pela pesquisa.
REALIZAR FEITOS QUE TRAGAM SIGNIFICÂNCIA TEM A VER COM PLANTAR ÁRVORES, CUIDAR DO MEIO ONDE SE VIVE, ENGAJAR-SE EM PROJETOS SOCIAIS, INVENTAR COISAS, ABRIR O NEGÓCIO PRÓPRIO, TRABALHAR PELO SOCIAL E PELO COLETIVO E AINDA SER FELIZ.
No Brasil e no Mundo, cada vez mais, são as crianças e jovens que mostram aos pais a importância das pequenas ações diárias, como não desperdício e preservação.
Crianças aprendem brincando. Proporcionar situações lúdicas conferem engajamento. Cabe aos adultos conscientes disseminar cada vez mais e maiores práticas envolventes, para que a motivação continue em alta.
Motivação é uma palavra justaposta: Motivo + Ação. Uma vez identificado um BOM motivo, ir para a Ação é um pequeno passo. Para que a ação seja efetivamente boa, ação benfazeja, ação construtora, o Motivo, a razão de concretizá-la deve ser, também, muito bom. Alguns bons motivos:
– Matar a fome no mundo inteiro;
– Dar condições dignas para toda a população humana e outros animais;
– Acesso à educação com respeito e discernimento, como um bem, um precioso valor a ser adquirido;
– Respeitar a toda a energia palpitante e inerte que nos circunda, o que inclui todos os demais seres; e
– Preservar e restaurar tudo o que é necessário para que todas as espécies sobrevivam em condições dignas.
E quem é o responsável por ‘plantar’ todos esses bons motivos na pequena criança, ávida por conhecimentos e participação? Pelo adolescente, voraz descobridor e experimentador? Pode ser… Mas porque existem adultos, você e eu, que temos a obrigação de repassar hábitos e valores saudáveis. A sociedade precisa implementar sempre novos projetos nesse sentido.
Cia de Teatro Artesanal – Educação Ambiental de forma lúdico – Foto – Antonio Pinheiro
No Rio de Janeiro, escolas públicas e particulares já conferiram gratuitamente o espetáculo da Cia de Teatro Artesanal que mostra de forma cômica a importância da energia renovável como a eólica e a geotérmica. A linguagem utiliza desde bonecos, maquetes até dinâmicas e jogos na internet.
Compostagem realizada na própria escola – Pomerode/SC
Em Pomerode/SC, a Escola Municipal Dr. Amadeu da Luz, inaugurada em 1871, construiu um biodecompositor: os alunos e todos os envolvidos com a escola, nele lançam restos da merenda escolar, que fabrica o adubo que fertiliza a horta orgânica na escola.

Projeto Cheirinho de Mato em Aracaju/SE engaja os pequenos nas questões ambientais
Em Aracaju/SE, o Projeto Cheirinho de Mato, liderado pelo prof. José Bezerra Neto, do Colégio Arquidiocesano, semeia nos coraçõezinhos ideias de sustentabilidade na prática: economia de água e energia, doações de alimentos, de roupas, brinquedos, reciclagem e hortas orgânicas são ações que começam desde as séries iniciais.

Energia solar em forma de árvores – Aidan Dwyer

Nos EUA, menino de 13 anos revoluciona método de captação de energia solar. Aidan Dwyer surpreendeu até os mais renomados cientistas, de todo o mundo. Estudante da sétima série do Ensino Fundamental, o menino construiu, sozinho, uma estrutura que capta 20% mais energia solar do que os atuais painéis fotovoltaicos.
Para chegar à nova descoberta, o menino apenas exercitou o hábito de observar a natureza e aprender com sua sabedoria. Assim, imitando uma árvore, o projeto de Aidan para captar energia solar apresenta uma estrutura com ‘galhos e folhas’ aparentemente irregulares, mas que cumprem muito bem sua função de coletar luz solar para realizar fotossíntese e, assim, produzir energia.
O garoto foi premiado pelo American Museum of Natural History, dos EUA, e nesta semana participou da Conferência World Future Energy, nos Emirados Árabes, ao lado de importantes nomes, como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Pequenos ou grandes feitos, tudo é importante! Faça! O Planeta agradece! E a espécie humana, também!
Criança brinca com prancha improvisada de isopor e é feliz – Foto Caroline Holder – G1
QUANTO é preciso para se alcançar a Felicidade? A Felicidade, em MUITAS situações, é uma Escolha, individual ou coletiva! Aceitar o que se tem e tentar fazer o melhor dentro disso, não exclui ambição, novos projetos e conquistas. Mas, parte de um estado mental e emocional diferente: a satisfação interna.
Viver bem o dia de hoje! A criança tem essa sabedoria dentro de si. A criança quer SEMPRE ser feliz e tudo faz para ser aceita, incluída, afagada! Quem prescinde disso?
Felicidade não está em ‘coisas’, embora muitos de nós tenhamos sido ensinados assim desde muito cedo.

Por: Marise Jalowitzki * em 15 de outubro de 2012
(*) Marise Jalowitzki é Escritora, Educadora, Ambientalista de coração, Coordenadora de Dinâmica de Grupos, Especialista em Desenvolvimento Humano, Pós-graduação em RH pela FGV-RJ, International Speaker pelo IFTDO-EUA. Compromisso Consciente é o seu blog.